Desde o anúncio da morte do Orkut, a rede social russa VKontakte ganhou forças no Brasil. O VK, como é conhecido, possui aproximadamente 260 milhões de usuários, sendo 340 mil deles brasileiros. Entre os mais ilustres, encontram-se Shakira, Kevin Spacey e Enrique Iglesias. O também chamado de "Orkut russo" já é o 25º site mais visitado no mundo e a sua interface lembra muito o famoso site do Google.
Facebook exclui perfis brasileiros com nomes considerados ofensivos
Rede social ganha forças após anúncio de encerramento do Orkut. Conheça a VKontakte (Foto: Divulgação/VK)
Em setembro de 2006, surgia a versão beta da VK. Já no mês seguinte, o site foi cadastrado como vkontakte.ru, e como no falecido Orkut, para ser usuário era necessário receber um convite. Em menos de um ano, já tinha um milhão de usuários. Em dezembro de 2008 a VK ultrapassou a Odnoklassniki, principal rede social da Rússia até então. Febre no país, a rede social já é o 3º website de toda a Internet mais visitado na Ucrânia e Bielorússia, e o 2º em toda a Rússia.
Atualmente, ela está disponível em mais de 70 línguas, incluindo o português brasileiro, e funciona tanto na web como em dispositivos móveis com plataforma Android, iOS (iPhone e iPad) e Windows Phone.
Interface do VK, muito semelhante a do Orkut (Foto: Divulgação/VK)
O fundador
Pavel Durov, atulamente com 29 anos, criou a VKontakt quando estava saindo da Universidade de São Petesburgo, em 2006. Conhecido no setor de tecnologia como o Mark Zuckerberg russo, Durov criou o maior canal de mídia independente (até janeiro de 2014) na Federação Russa.
Pavel Durov criou a rede social aos 21 anos e é conhecido como Mark Zuckerberg russo (Foto: Divulgação/VK)
Além do VK, no ano passado, Durov lançou o Telegram, aplicativo que fez sucesso após a compra do WhatsApp Menssenger pelo Facebook. Saiba mais sobre os donos do Telegram e do VK.
O Orkut, rede social do Google, ficou dez anos no ar e já foi considerado o queridinho dos usuários brasileiros. Após o anúncio de seu encerramento, milhares de pessoas se sentiram órfãs. Se recusando a migrar para o Google+ ouFacebook, o jeito foi procurar algo parecido com a falecida rede social.
De acordo com a rede social, 340 mil brasileiros já se cadastraram, antes mesmo do fim do Orkut. As consultas tanto para VK, quanto para VK.com, dispararam desde junho, segundo o Google Trends.
Semelhanças com o Orkut
Com a VKontakte, o usuário pode compartilhar fotos, atualizações de status e links com quem for seu amigo. Mas, a principal semelhança da rede russa com o Orkut é a presença de comunidades. Existe dois tipos: os grupos, que são comunidades descentralizadas, como fóruns de discussão; e as páginas públicas, para feed de notícias de famosos, por exemplo. Vale conferir.
fonte techtudo
Postar um comentário