Muita sorte? Ou muito azar? Depende do ponto de vista. Mas seja lá qual for, não falta à Frane Selak, que hoje tem 85 anos. Frane já esteve 7 vezes de cara com a morte – e escapou em todas elas. Além de já ter ganho na loteria. Um cara assim com certeza tem bastante história pra contar, né? Então vamos conhecê-lo um pouco mais à fundo.
Seu primeiro encontro com a morte foi em 1962, quando viajava de trem. O trem se soltou dos trilhos e acabou caindo num rio congelado. Apesar da situação, ele só quebrou um braço e conseguiu nadar até a margem do rio. 17 pessoas morreram afogadas no mesmo incidente.
Em 1963, Selak fez sua primeira e última viagem de avião. Tudo ia muito bem, até que a porta da aeronave se abriu durante o vôo, sugando Selak e muitos outros para uma queda livre sem paraquedas. Só que por algum milagre, ele caiu numa pilha de palha, e saiu praticamente ileso. Os outros 19 passageiros morreram por conta da queda que o avião sofreu após “ejetar” nosso amigo.
Três anos depois, Frane resolveu viajar… num ônibus que acabou virando numa ponte e caindo num rio. Como Selak já era bem familiarizado com essa situação toda, nadou sem problemas até a borda. Depois disso, ele teve um merecido descanso de quatro anos da morte, mas, infelizmente, tudo que é bom acaba.
Depois de quase morrer a bordo de um trem, um avião, e um ônibus, Selak resolveu tentar a sorte com os carros. Infelizmente, como você já deve imaginar, seu carro simplesmente começou a pegar fogo enquanto ele dirigia. Ele conseguiu fugir antes que o carro explodisse, e não se desanimou – comprou outro carro! Mas como a gente sabe que a vida não é tão legal assim… Três anos depois, seu outro carro também explodiu enquanto ele dirigia. Chato, né?
Daí pra frente ele teve um falso senso de segurança dado à ele pela pausa repentina de 20 anos que a morte resolveu dar. Mas toda pausa tem seu recomeço, né? Um belo dia, Frane resolveu dar uma voltinha pela cidade e foi simplesmente atropelado por um ônibus. E, obviamente, levantou bem e saiu andando.
E pra completar, um belo dia, em 1996, ele resolveu ir dar uma voltinha de carro pelas montanhas, o que por si só já é uma receita para desastre. Ainda mais com ele. Naturalmente, Selek quase se chocou de frente com um caminhão. O choque, no caso, foi evitado pelo fato dele ter virado o carro e dirigido pra fora da pista – a mais de 100 metros de altura. Só que, milagrosamente, ele conseguiu sair do carro no meio do ar, se segurar num galho de árvore, e desfrutar da linda visão que foi seu carro explodindo lá embaixo no maior estilo James Bond. A propósito, ele tinha 67 anos na época.
Depois disso tudo, parece que a Morte ficou impressionada com o desempenho dele, e resolveu recompensá-lo: com apenas 1 bilhete, Selak ganhou 600 mil libras esterlinas, o equivalente à mais ou menos 2 milhões de reais. Ele doou a grande maioria desse dinheiro, e hoje em dia, não gosta muito de transportes em massa… Também, pudera né?
Postar um comentário