Quem não lembra do ídolo Nissim Ourfali? O menino que ficou famoso com seu épico vídeo de comemoração do Bar Mitzvá (uma celebração que significa a transição mais importante na vida de um judeu e acontece quando o menino completa 13 anos e a menina 12), perdeu o processo que movia contra o gigante Google pedindo para que o vídeo fosse retirado do ar.
O vídeo, uma paródia da música “What Makes You Beatiful“, foi feito por uma produtora a pedido da família Ourfali e era para ser restrito aos amigos da família. O pai de Nissim, entretanto, postou o vídeo no Facebook. Mesmo tendo apagado o post em pouco tempo, o estrago já estava feito. Algum “amigo” da família copiou e viralizou o vídeo, para a alegria da internet e desespero da família.O Google afirmou que era inviável retirar o conteúdo sem a indicação dos endereços onde estavam hospedados.
“Esse mesmo vídeo foi copiado e transformado em uma infinidade de outros produtos, tais como montagens e vídeos covers, além de jornais, blogs, programas de internet e televisão que comentaram o ocorrido. Cada um desses novos ‘produtos’ foram, por sua vez, novamente replicados, copiados e alterados provocando um efeito em cadeia incontrolável”.
O processo ainda cabe recurso.
E você, o que faria se o vídeo de Nissim fosse tirado da internet? Seria um dia de luto para a internet brasileira? A perda de um mito?
Postar um comentário