Finalmente o mistério das pirâmides do Egito foi desvendado. Um dos segredos que mais afligiam a humanidade foi (finalmente) desvendado. Estudiosos da Universidade de Amsterdã acreditam ter descoberto como as enormes pedras das pirâmides do Egito, com cerca de 2,5 toneladas, foram transportadas.
De acordo com os pesquisadores, a resposta é mais óbvia que poderíamos imaginar. Isso porque tudo era feito a partir do atrito com as areias do deserto, que ajudava a peças rochosas a serem movidas. Segundo eles, os escravos colocavam as pedras em uma espécie de trenó gigante, superfícies planas com bordas viradas par cima; e as levavam até os locais da construção.
Outro fator que ajudava nesse transporte era o fato dos escravos umidecerem a areia antes de começarem suas tarefas. Dessa forma, os grãos ficavam mais unidos, permitindo que o trenó deslizasse sem se deparar com elevações pela frente e sem que a areia invadisse a superfície do equipamento usado na transposição do caminho.
Além das pesquisas e experiências que os cientistas usaram para desvendar o mistério, pinturas dentro do túmulo de Djehutihotep mostram como o método acontecia. As ilustrações na tumba, descoberta na Era Vitoriana, descrevem a cena de escravos transportando uma estátua colossal do governante do Império Médio; e nela, há um homem na frente do trenó derramando líquido na areia (veja abaixo).
Bom, no final a coisa era muito mais simples que foi imaginado por gerações… Nada de Extra Terrestres (ETs), pelo menos dessa vez!
Postar um comentário